Conhecidas por suas paisagens encantadoras e extensos bancos de areia, as tradicionais Praias da Gaivota e da Ilha, localizadas nos municípios de Araguacema e Caseara, respectivamente, iniciaram a programação da Temporada de Praia 2025 nessa sexta-feira, 4, e sábado, 5. Com apoio do Governo do Tocantins, os dois destinos turísticos, que estão entre os principais durante este período, prometem agitar a região oeste do estado com uma programação diversificada, estrutura e segurança reforçadas, e a expectativa de bater recorde de visitantes, com a circulação de 200 mil pessoas durante o mês de julho.
Localizada às margens do Rio Araguaia, no município de Araguacema, a Praia da Gaivota concentra uma das maiores temporadas de praia do Tocantins. O local possui infraestrutura reforçada, incluindo 16 barracas de alimentação com grande variedade gastronômica, cinco de artesanato, 19 tendas gratuitas para lazer, 12 tendas para camping, pontos instagramáveis para os visitantes e nove blocos de banheiros. Para garantir a segurança, a praia terá, em todos os finais de semana, a atuação diária de cinco bombeiros militares, quatro guarda-vidas e 20 policiais militares. A estrutura também inclui sala da saúde, equipe de fiscalização ambiental e mais de 50 barqueiros credenciados para garantir a travessia dos visitantes com segurança.
“Estamos às margens do belo Rio Araguaia, na Praia da Gaivota, onde preparamos uma mega estrutura para receber todos os tocantinenses e turistas. Nossa programação conta com shows, prática de esportes e atrações nacionais. Tudo foi preparado com muito carinho, contamos com a parceria do governador Wanderlei Barbosa que destinou recursos para a nossa temporada e o restante entramos com contrapartida da prefeitura para oferecermos uma estrutura completa aos visitantes. Esperamos receber cerca de 110 mil pessoas neste ano, superando o recorde de público”, destacou o prefeito de Araguacema, Marcus Vinicius Moraes.
A orla da Gaivota é o ponto de encontro inicial dos turistas que vão atravessar para a praia, contando com estrutura de quiosques para alimentação e local de suporte ao turista. Além da praia, os visitantes também podem ter acesso a outras ilhas utilizadas para acampamento, a exemplo do trecho entre o Rio Araguaia e o Rio Caiapó, onde ocorre a tradicional pesca esportiva organizada pelos Guardiões do Rio Caiapó, com o apoio do Governo do Tocantins. A prática é organizada por meio da Trilha da Pesca, que é realizada de maio a setembro, com acesso pela praia e pelo porto da balsa.
Entre os centenas de turistas que estão aproveitando a Temporada de Praia 2025 em Araguacema, está o médico Luvanor da Silva Oliveira. Morador de Jundiaí/SP, ele passou a infância no município com a família e mantém uma relação afetiva com a Praia da Gaivota, destino que visita todos os anos, chegando no início de julho e permanecendo até o fim da temporada. “Eu amo essa ilha. Desde a infância eu fico aqui e faço questão de vir todos os anos. A Praia da Gaivota é incrível, um paraíso. Eu poderia ir para qualquer lugar, mas todo ano eu escolho aqui com paixão. Já morei em muitos estados e fora do Brasil, mas o pôr do sol mais bonito que eu já vi foi aqui. Os turistas podem vir tranquilos para cá: tem estrutura, segurança, shows e uma paisagem linda”, ressaltou o turista.
O comerciante Wemerson Silva mora em Goiás, mas é presença certa na Praia da Gaivota em julho. Ele chega ao município no início do mês com sua barraca de artesanato, onde vende pulseiras, colares, tererê e tatuagem de henna. “Todos os anos já me preparo uns dois meses antes só pra vir, porque tem muito movimento. A estrutura deste ano está melhor e favorável para os comerciantes. Nas outras temporadas não conseguimos atender a quantidade de pessoas, então me organizei com mais mercadorias este ano e as expectativas de venda estão muito altas. Os shows são perfeitos e a praia está maravilhosa”, expressou o comerciante.
Programação musical em Araguacema
Os shows musicais gratuitos são um dos pontos fortes da programação da Praia da Gaivota, que aposta na diversidade para atrair o público. A banda Forró do Muído abriu a programação musical nessa sexta-feira, 4. Já nesse sábado, 5, o cantor Jefferson Moraes animou a festa e o grupo de pagode Sem B.O se apresenta no domingo, 6. No fim de semana seguinte, os destaques ficam por conta da cantora Bárbara D’Lux, que se apresentará na sexta-feira, 11, e dos shows da bandas Parangolé no sábado, 12, e Raça Negra no domingo, 13.
A programação conta, ainda, com show da banda Lambasaia na sexta-feira, 18; Igor Kannário no sábado, 19; e o cantor Xanddy Harmonia no domingo, 20. Na última semana, a cantora Claudia Leitte sobe ao palco na sexta-feira, 25; no sábado, 26, é a vez de Michele Andrade, e a banda Gasparzinho encerra a programação da temporada no domingo, 27. A programação inclui DJs todos os dias e começa às sextas-feiras, a partir das 21 horas; e aos sábados e domingos, a partir das 18 horas.
Também às margens do Rio Araguaia, a Praia da Ilha, situada no município de Caseara, encanta os visitantes com suas paisagens naturais. Localizada na região do Cantão, é um refúgio que, durante o mês de julho, se transforma em ponto de encontro para turistas e moradores que buscam lazer, esportes e contato direto com a natureza. A temporada é realizada tradicionalmente há mais de 20 anos e abrange diversas ilhas da região.
Em 2025, a estrutura foi ampliada, contando com 10 barracas de gastronomia, uma barraca administrativa, uma da Polícia Militar do Tocantins (PMTO), além de 30 barqueiros e uma balsa de suporte. A segurança é garantida diariamente por uma equipe composta por 10 policiais militares, oito bombeiros e seguranças da prefeitura. Todos os finais de semana ocorrem shows com atrações nacionais e regionais, além de esportes como vôlei, futebol de areia, golzinho, caiaque e a competição Garota Verão.
“Estamos resgatando o turismo da cidade, pois sabemos da importância da Praia da Ilha e temos a expectativa de que esta será uma das melhores temporadas que já tivemos, realizada com grande apoio do Governo do Tocantins. Tranquilizo todos os visitantes, pois estamos garantindo total segurança com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, e com a barraca da saúde oferecendo suporte. Além disso, teremos várias atrações, com bandas nacionais e regionais, e também com diversas modalidades esportivas. Convido todos os casearenses e turistas a participarem desta temporada de praia”, evidenciou o prefeito de Caseara, Marcos do Chico.
A moradora de Caseara, Silvane Dias Vasconcelos, é proprietária de uma das barracas da Praia da Ilha e participa da temporada há mais de 15 anos. “Trabalho nesse ramo de alimentação há muitos anos, na minha barraca Caiapó, que tenho no assentamento onde moro. Durante a temporada, trago a barraca para a praia, onde tenho a oportunidade de vender mais e espero que esta temporada seja ainda melhor do que as anteriores. A expectativa de vendas está alta, pois o turismo é essencial para nós comerciantes. Estou aqui para receber todos com alegria e uma comida boa e caseira”, salientou a vendedora.
Em visita a Caseara pela primeira vez, a turista Mariana Baldi, de São José do Rio Preto/SP, veio acampar com os amigos e se encantou com a estrutura e a beleza natural da praia. “Tenho amigos que frequentam aqui há muitos anos e vim para conhecer de perto. Estou amando tudo, a estrutura é boa, e a praia é limpa e segura. Está sendo um prazer conhecer Caseara, eu não imaginava encontrar uma paisagem tão linda. A praia de rio doce é uma grande novidade para mim e está sendo uma experiência perfeita. O Rio Araguaia é maravilhoso, muito bom para banho”, compartilhou a turista.