Compartilhe

Eleição no Conselho de Psicologia; Chapa Diálogo, Transparência e Compromisso Social fala em gestão técnica e ética

Entre os dias 23 e 27 de agosto, psicólogas e psicólogos de todo o país participam da eleição nacional que vai definir os novos representantes dos Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs) e do Conselho Federal de Psicologia (CFP) para o triênio 2025-2028. No Tocantins, o processo eleitoral do CRP-23 ganha destaque por ser o primeiro da história com duas chapas concorrendo. O momento amplia o debate sobre os rumos da profissão e valoriza o exercício democrático dentro da categoria.

Mais do que uma escolha interna, a eleição também impacta diretamente a sociedade. Os Conselhos de Psicologia são responsáveis pela fiscalização da atuação ética dos profissionais e pela defesa de políticas públicas voltadas à saúde mental, ao bem-estar social e aos direitos humanos. Isso significa que decisões tomadas neste processo influenciam escolas, hospitais, programas sociais, o sistema judiciário e diversos outros espaços onde a Psicologia está presente.

Concorrendo com o número 12, a Chapa “Diálogo, Transparência e Compromisso Social” propõe uma gestão técnica, ética e representativa, que responda às verdadeiras demandas da categoria. Formada por profissionais com ampla atuação no Tocantins e experiência acadêmica, institucional e clínica, a chapa traz como base diagnósticos construídos com a escuta ativa de psicólogos e psicólogas em diferentes regiões do estado e do país. A psicóloga Joana Darc Queiroz Miranda é a candidata representante do grupo que conta com candidatos a conselheiros efetivos e suplentes.

Entre os principais eixos das propostas estão: valorização profissional com foco em melhores condições de trabalho e remuneração; combate à precarização dos vínculos e da jornada; defesa de um piso salarial justo e regulamentação da carga horária de 30h semanais; maior inserção dos psicólogos nas políticas públicas; enfrentamento à banalização da Psicologia e à atuação de não profissionais; desburocratização e modernização do CRP; apoio técnico e jurídico à categoria; e uma comunicação acessível, ética e transparente, inclusive nas redes sociais.

Outro destaque da proposta da chapa é o compromisso com o fortalecimento da formação e da supervisão profissional, além da defesa da regulamentação da psicoterapia como prática exclusiva de psicólogos. A chapa também critica a atual gestão dos conselhos por priorizar pautas ideológicas em detrimento das lutas históricas da categoria por valorização, ética e reconhecimento.

O documento com as propostas completas da Chapa 12 pode ser acessado neste link

A eleição será online, pelo site www.eleicoespsicologia.org.br. Para votar, é necessário estar com a anuidade em dia e os dados atualizados junto ao CRP. O Portal TO EM NOTÍCIA seguirá acompanhando a eleição, com reportagens sobre as chapas, os desafios da Psicologia no Tocantins e o impacto da atuação profissional na construção de uma sociedade mais justa, ética e comprometida com a saúde mental coletiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *