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Equipes técnicas fazem vistoria para verificar qualidade da água em escolas indígenas de Santa Fé

Diante de preocupações com a qualidade da água ofertada a estudantes indígenas, o Governo do Tocantins deu início a uma vistoria técnica em escolas do território Karajá-Xambioá, em Santa Fé do Araguaia. A ação atende a uma solicitação do Ministério Público Estadual (MPE) e visa garantir o acesso à água potável para alunos das comunidades indígenas, como parte do projeto nacional “Sede de Aprender”.

A iniciativa, coordenada pela Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot), envolve ainda representantes da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI). O objetivo é avaliar a estrutura de abastecimento de água em três escolas que atendem estudantes indígenas e assentados da região.

As unidades vistoriadas são a Escola Estadual Indígena Manoel Achuré (Aldeia Xambioá), a Escola Estadual Indígena Waxiho Bedu (Aldeia Kurehe) e a Escola Municipal Cristiano Ramiro da Silva (Assentamento Dalila). Durante a visita, a equipe técnica irá coletar amostras da água consumida por alunos e professores, além de documentar a estrutura física das unidades e verificar o funcionamento dos sistemas de abastecimento.

De acordo com o diretor de Proteção aos Indígenas da Sepot, Igor Pankará, responsável pela coordenação da ação, a inspeção busca garantir que as escolas estejam em conformidade com os padrões de potabilidade exigidos. A qualidade da água é fundamental para a saúde e permanência dos estudantes em ambiente escolar.A mobilização reforça o papel do poder público em assegurar direitos básicos como educação, saúde e saneamento para os povos indígenas. “Não se trata apenas de infraestrutura, mas de garantir dignidade e condições adequadas para o aprendizado”, destacou Pankará.

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