Compartilhe

Suplentes de vereadores criam entidade no Tocantins para ampliar participação política

Foi oficialmente lançada no Tocantins a União dos Suplentes de Vereadores do Tocantins (USVET), nova entidade que reúne suplentes de diversas cidades com o objetivo de organizar a categoria e buscar maior representatividade nas decisões políticas do Estado. O movimento, segundo os idealizadores, nasce da necessidade de dar voz a um grupo numeroso de pessoas que participou ativamente do processo eleitoral, mas que, por poucos votos, não ocupou uma cadeira nas câmaras municipais. “Somos centenas de suplentes trabalhando e pensando na mesma direção. Buscamos dar oportunidade para que essas pessoas que tiveram votações expressivas tenham espaço de representatividade pensando no coletivo”, afirmou o presidente eleito da USVET, Maikon Lopes.

A criação da entidade foi apoiada por lideranças políticas e já conta com sede em Araguaína e na capital Palmas. A proposta é instalar escritórios regionais, fortalecer diretórios municipais e organizar ações públicas em todo o Tocantins. Entre as primeiras iniciativas, está a realização de um grande encontro em Araguaína, com entrega de certificados aos filiados e participação de lideranças locais. A USVET também projeta um plano de filiações e mobilizações de olho nas eleições municipais de 2028.

A diretoria é composta por Maikon Lopes (presidente), Warley Pereira (vice-presidente), Maria Aparecida (secretária), Dilson Júnior e o apresentador de TV, Tomaz Xavier como tesoureiros. Movimentos como este, embora recentes, mostram uma tendência de organização de grupos que buscam ocupar espaços na política de forma estruturada, e ampliando os espaços de discussão, levando demandas que muitas vezes ficam fora da pauta das grandes lideranças

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *