Compartilhe

SAMU e forças de segurança fazem treinamento para atendimento de ocorrência com várias vítimas

O Hospital Geral de Guaraí (HRGUA) participou do 1º Simulado de Incidente com Múltiplas Vítimas (IMV). O objetivo do treinamento é preparar equipes de emergência para responder a situações com grande número de vítimas, além de aprimorar a capacidade de resposta, incluindo triagem, atendimento e transporte das vítimas, simulando um cenário realista.

O simulado foi uma ação conjunta com o Serviço de Atendimento de Urgência (SAMU) de Guaraí, SAMU de Araguaína, Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e Medistar. O diretor-geral do HRGUA, Cláudio Reis de Oliveira, parabenizou todos os envolvidos na simulação e destacou a importância da troca de experiências. “O foco do simulado foi treinar e preparar as equipes para situações de emergência, garantindo a agilidade e a eficiência no atendimento à população em eventos críticos”, pontuou.

O Hospital Geral de Guaraí desempenhou um papel importante na resposta ao treinamento, levando em consideração as seguintes responsabilidades: recepção e atendimento – o hospital é responsável por receber e atender as vítimas que chegarem, fornecendo cuidados médicos imediatos e estabilização; triagem – o hospital realizará a triagem das vítimas, classificando-as de acordo com a gravidade dos ferimentos e priorizando o atendimento e atendimento especializado – o hospital regional fornecerá atendimento especializado, dependendo das necessidades das vítimas.

A unidade levou em consideração os desafios como: a capacidade de resposta – garantir que o hospital tenha capacidade de resposta suficiente para atender às necessidades das vítimas; recursos – gerenciar recursos, como pessoal, equipamentos e suprimentos, de forma eficaz e coordenação – coordenar a resposta com outras equipes de emergência e serviços de saúde.

Para o diretor técnico do SAMU de Araguaína, Danilo Canedo, “mesmo tendo o número de recursos inferior ao que seria adequado para o acolhimento da população, o treinamento foi fundamental para organizar o atendimento da melhor forma possível, visto que, a simulação utilizou a capacidade técnica inferior ao número de vítimas”.

Para o secretário Municipal de Saúde do Guaraí, Wellington de Sousa Silva, “simulações como esta ajudam a identificar falhas nos planos de resposta e nos procedimentos, permitindo que sejam corrigidos antes de uma situação real. Além disso,  este treinamento promoveu a coordenação entre as diferentes equipes de emergência e serviços de saúde, garantindo que todos trabalhassem juntos de forma eficaz”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *