Compartilhe

Indonésia autoriza ingresso de sêmen e embriões bovinos brasileiros

As autoridades sanitárias da Indonésia aprovaram os modelos de Certificado Zoossanitário Internacional apresentados pelo Brasil, passo que viabiliza a exportação de sêmen e embriões bovinos ao país asiático.

O aval cria novo espaço comercial para a pecuária brasileira, reconhecida pela genética de alta performance, status sanitário favorável e uso de biotecnologias avançadas na reprodução animal. Para os indonésios, a aquisição de material genético deve fortalecer o rebanho nacional, elevar a produtividade e reduzir custos com a importação de animais vivos.

Com mais de 270 milhões de habitantes, a Indonésia é o quarto país mais populoso do mundo e vem ampliando a demanda por proteínas de origem animal. O governo local tem investido em melhoramento genético para garantir o abastecimento interno, cenário que coloca o Brasil como fornecedor estratégico de tecnologia reprodutiva.

De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a liberação eleva para 428 o número de mercados abertos ao agronegócio brasileiro desde o início de 2023. O resultado decorre da atuação conjunta entre o Mapa e o Ministério das Relações Exteriores (MRE) na negociação de protocolos sanitários.

Indonésia autoriza ingresso de sêmen e embriões bovinos brasileiros - Imagem do artigo original

Imagem: Divulgação via comprerural.com

Com informações de CompreRural

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *