Estudantes de quatro escolas da rede estadual do Tocantins conquistaram posições de destaque no Concurso Nacional Abracopel de Redação, Vídeo e Desenho, que chegou à sua 14ª edição em 2025 com o tema “Eletricidade com segurança”.
Entre os premiados está a aluna Sandy Hellen Zanata Becker, do Colégio Militar Presidente Costa e Silva, de Gurupi, que levou a medalha de prata na categoria Desenho 2, sob orientação da professora Milian Pereira Santana Silva. Além da medalha, aluna e professora receberão certificado e mochila exclusiva.
Na categoria Vídeo, três estudantes da Escola Estadual Manoel Vicente de Souza, em Augustinópolis — João Paulo Farias, Stephannie Victória Machado de Jesus e Marcela Beatriz Alencar — ficaram em 18º lugar, com orientação da professora Holayne Carvalho da Silva. Também em vídeo, os alunos Lucas Lima dos Santos, Pedro José da Cruz e Artur Fernando Lima Soares, do Colégio Estadual Serra das Cordilheiras, em Colmeia, alcançaram o 22º lugar, acompanhados pelo professor Rubem Gleison Honorato.
Na categoria Redação, a estudante Anna Cecília Xaver Ramos, do Colégio Estadual Getúlio Vargas, em Ananás, recebeu menção honrosa, orientada pelo professor Renato Goveia Martins. De acordo com o regulamento, estudantes classificados entre o 4º e o 25º lugar receberam medalhas e certificados digitais de menção honrosa. O concurso é promovido pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) e tem como objetivo alertar jovens e famílias para o uso seguro da energia elétrica, prevenindo acidentes domésticos.
A professora Holayne Carvalho destacou os ganhos além da premiação: “Durante as atividades, os alunos desenvolveram responsabilidade, trabalho em equipe e consciência sobre os perigos do mau uso da eletricidade. Eles também aprenderam a se expressar melhor e a utilizar ferramentas de edição de vídeo.”
Para a medalhista Sandy Becker, o desenho foi uma forma de transmitir mensagens de alerta: “Usei meu trabalho para mostrar o que é certo e errado no uso da eletricidade. Fiquei muito feliz com a conquista.”