Compartilhe

Alunos tocantinenses são destaque em concurso nacional sobre uso seguro da eletricidade

Estudantes de quatro escolas da rede estadual do Tocantins conquistaram posições de destaque no Concurso Nacional Abracopel de Redação, Vídeo e Desenho, que chegou à sua 14ª edição em 2025 com o tema “Eletricidade com segurança”.

Entre os premiados está a aluna Sandy Hellen Zanata Becker, do Colégio Militar Presidente Costa e Silva, de Gurupi, que levou a medalha de prata na categoria Desenho 2, sob orientação da professora Milian Pereira Santana Silva. Além da medalha, aluna e professora receberão certificado e mochila exclusiva.

Na categoria Vídeo, três estudantes da Escola Estadual Manoel Vicente de Souza, em Augustinópolis — João Paulo Farias, Stephannie Victória Machado de Jesus e Marcela Beatriz Alencar — ficaram em 18º lugar, com orientação da professora Holayne Carvalho da Silva. Também em vídeo, os alunos Lucas Lima dos Santos, Pedro José da Cruz e Artur Fernando Lima Soares, do Colégio Estadual Serra das Cordilheiras, em Colmeia, alcançaram o 22º lugar, acompanhados pelo professor Rubem Gleison Honorato.

Na categoria Redação, a estudante Anna Cecília Xaver Ramos, do Colégio Estadual Getúlio Vargas, em Ananás, recebeu menção honrosa, orientada pelo professor Renato Goveia Martins. De acordo com o regulamento, estudantes classificados entre o 4º e o 25º lugar receberam medalhas e certificados digitais de menção honrosa. O concurso é promovido pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) e tem como objetivo alertar jovens e famílias para o uso seguro da energia elétrica, prevenindo acidentes domésticos.

A professora Holayne Carvalho destacou os ganhos além da premiação: “Durante as atividades, os alunos desenvolveram responsabilidade, trabalho em equipe e consciência sobre os perigos do mau uso da eletricidade. Eles também aprenderam a se expressar melhor e a utilizar ferramentas de edição de vídeo.”

Para a medalhista Sandy Becker, o desenho foi uma forma de transmitir mensagens de alerta: “Usei meu trabalho para mostrar o que é certo e errado no uso da eletricidade. Fiquei muito feliz com a conquista.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *