O que era para ser apenas mais uma viagem esportiva acabou virando uma história de superação para a atleta Maria Grazzyelle Pinheiro de Araújo, do Piauí. Sozinha na delegação de seu estado, ela foi uma das vítimas de um golpe de falsa hospedagem ao desembarcar em Palmas para disputar a Copa do Brasil de Tênis de Mesa, durante o último fim de semana na capital tocantinense. A competição reuniu atletas de todo o Brasil e é considerada uma das principais no calendário da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa.
A reserva havia sido feita por um conhecido da equipe de Manaus, com quem Grazzyelle dividiria o apartamento. A hospedagem foi contratada por meio da plataforma Airbnb e prometia um imóvel completo, com dois quartos, sala e banheiro. No entanto, ao chegarem no local, perceberam que haviam caído em um golpe. O suposto anfitrião, identificado como “Tedesto”, e uma mulher chamada Francisca Marques, que se apresentava como esposa dele, sumiram após o pagamento ser confirmado.
“Quem fez a reserva foi o pai da Celina, o Celso. Eles são de Manaus. Eu vim do Piauí junto com minha mãe, mas só nós viemos. Não teve delegação. Do Piauí só eu vim”, contou Grazzyelle. Sem ter onde ficar, e sem apoio da organização do evento, a atleta contou com a solidariedade do sargento Justino que prestou apoio à jovem e sua mãe, garantindo que não ficassem desamparadas. Com a situação contornada, ela seguiu na competição e brilhou nas mesas. Além da jogadora do Piuaí, outros dois atletas de Manaus, vítimas do golpe também ficaram hospedados na casa do policial militar.
Mesmo abalada pelo ocorrido, Maria Grazzyelle voltou para casa com o ouro na categoria C Feminino, a mais forte do país na modalidade, além de duas medalhas de bronze: uma na categoria Rating E feminino e outra no Sub-19 feminino. A Copa do Brasil, realizada em Palmas, reuniu atletas de todas as regiões do país e é considerada uma das mais importantes do circuito nacional da modalidade. O caso serve de alerta para os riscos de golpes em plataformas de hospedagem e destaca a importância de verificar com atenção os anúncios e anfitriões antes de efetuar reservas. O Portal TO EM Notícia solicitou resposta à Confederação Brasileira de Tênis de Mesa e ao Airbnb Brasil sobre o ocorrido.