Compartilhe

Dívida financeira, discussão por morte de cachorro, briga em churrasco; Fórum de Xambioá define calendário de julgamentos

O juiz José Carlos Ferreira Machado, titular da Comarca de Xambioá, no norte do Tocantins, publicou nesta quinta-feira (31/7) a pauta da terceira temporada do Tribunal do Júri de 2025. Ao todo, estão previstas seis sessões de julgamento entre os meses de agosto e outubro, todas envolvendo crimes dolosos contra a vida, incluindo homicídios consumados e tentativas de homicídio.

A primeira sessão está marcada para o dia 21 de agosto. Nela, irá a julgamento Francisco Mesquita Pessoa, acusado de tentar matar Deivid Bento Araújo a facadas em agosto de 2021. De acordo com o processo, a vítima foi ferida ao tentar impedir uma agressão do réu contra sua companheira durante um churrasco. O crime só não foi consumado devido à intervenção de terceiros e ao socorro médico imediato.

Já no dia 28 de agosto, será julgado Franceilson Pereira Marinho, um dos acusados da morte de Antônio Renato da Silva. O crime ocorreu em março de 2022, na rodovia TO-164, em uma emboscada supostamente motivada por desacertos financeiros e promessa de recompensa.

Outros casos que estarão em julgamento envolvem motivações como boatos espalhados, suspeitas de ataque à residência, vingança pela morte de um animal de estimação e dívidas. Um dos processos conta com dois réus e participação de um adolescente, acusado de envolvimento direto em uma tentativa de homicídio.

O juiz também designou o dia 9 de outubro para uma sessão com réu preso, cuja pauta será divulgada posteriormente. O sorteio dos jurados que atuarão nas sessões foi realizado nesta sexta-feira (1º/8), às 15h, conforme previsto na portaria publicada pelo magistrado.

Confira a pauta completa dos julgamentos:

21/8Francisco Mesquita Pessoa: tentativa de homicídio contra Deivid Bento Araújo durante um churrasco, ao tentar impedir uma agressão.

28/8Franceilson Pereira Marinho: acusado de matar Antônio Renato da Silva em emboscada na TO-164.

4/9Creginaldo Tavares de Brito: tentativa de homicídio e lesão corporal por suspeita de boatos envolvendo seu nome.

11/9Antonio de Oliveira: esfaqueamento motivado pela suspeita de morte de animal de estimação.

25/9Gabriel Almeida Fragoso Pereira e Gustavo da Silva e Silva: tentativa de homicídio e corrupção de menores, com participação de um adolescente.

2/10Elielton da Silva Nepomuceno e Lucenildo Adriano de Lima: acusados de emboscada e homicídio por dívida financeira, também na TO-164.

As sessões ocorrerão no plenário do Tribunal do Júri de Xambioá. O juiz destacou a importância da transparência e da organização dos atos públicos, conforme determina o artigo 5º, inciso XXXVIII, da Constituição Federal, que garante ao Tribunal do Júri a competência para julgar crimes dolosos contra a vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *