Laurez Moreira destacou o grande potencial econômico e logístico do estado e afirmou que o Tocantins precisa do apoio do Congresso Nacional, tanto para a liberação de recursos quanto para a viabilização de projetos que dependem de mudanças na legislação e de autorizações específicas, como no caso de acordos internacionais. A Medida Provisória nº 1.318, por exemplo, foi citada pelo governador e pelo senador Irajá, que acompanhou o governador no encontro, como estratégica para o Tocantins, já que sua aprovação pode viabilizar a implantação de um grande datacenter na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Araguaína. Recém-editada pelo Governo Federal, a MP institui o Regime Especial de Tributação para Serviços de Datacenter (Redata) e será analisada em breve pelo Congresso Nacional. Uma das vantagens competitivas, segundo o governador, é que o Tocantins possui energia limpa e abundante, utilizando apenas cerca de 10% de tudo o que produz.
Laurez Moreira, por sua vez, afirmou que está empenhado em fazer o melhor pelo povo tocantinense. “Agradeço ao presidente Davi Alcolumbre pela maneira como nos recebeu. O Tocantins é um estado que depende muito do Senado. Estamos aqui para viabilizar as obras, os projetos e tudo aquilo que for bom para o nosso estado e o nosso povo”, concluiu.
Davi Alcolumbre ressaltou que o Congresso Nacional é a casa da Federação e assegurou que o Governo do Tocantins sempre poderá contar com o seu apoio. Ao declarar o respaldo institucional da Casa, afirmou que acompanha de perto as mudanças políticas no estado e se colocou inteiramente à disposição do governador. “Conte comigo 100%, governador Laurez! O senhor tem as portas abertas com o presidente do Congresso”, destacou. Também participaram da reunião o deputado federal Tiago Dimas e o secretário de Estado dos Esportes e Juventude, Juarez Moreira.