Compartilhe

Gurupi Sedia Conferência Regional sobre Políticas para Mulheres com Enfoque em Igualdade e Democracia

Gurupi foi palco, nesta quarta-feira (02), de um importante evento dedicado à construção de políticas públicas para as mulheres do Sul do Tocantins. A Conferência Regional de Políticas Públicas para as Mulheres, com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”, reuniu autoridades, lideranças locais e representantes da sociedade civil para discutir os principais desafios enfrentados pelas mulheres da região e apontar soluções para promover a equidade de gênero.

O encontro teve como objetivo reforçar a importância de políticas públicas que garantam o acesso das mulheres a direitos fundamentais, combate à desigualdade e fortalecimento de suas conquistas na sociedade. Durante todo o dia, os participantes se debruçaram sobre questões como violência, saúde, empoderamento econômico e autonomia feminina, além de discutir a promoção de uma sociedade mais inclusiva.

Com representantes de diversos municípios da região, o evento foi marcado por debates acalorados e propostas concretas. Os trabalhos começaram com uma palestra da advogada Stella Bueno, especialista em Direitos das Mulheres, que abordou os desafios e retrocessos enfrentados pelas mulheres no cenário atual. Em seguida, a conferência foi dividida em grupos de trabalho que discutiram temas como violência contra a mulher, saúde mental, direitos das mulheres e igualdade de gênero, entre outros.

Após as discussões, as propostas elaboradas foram apresentadas para serem levadas à próxima etapa, que ocorrerá em agosto, em Palmas, e culminará na 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, em Brasília, no final do mês de setembro de 2025.

A conferência também teve como destaque a eleição das delegadas que representarão a região nas etapas estadual e nacional. A secretária municipal da Mulher de Gurupi, Cristina Donato, destacou a relevância do evento para a cidade e a região, ressaltando que o sucesso da conferência depende da participação ativa da sociedade civil e do poder público no fortalecimento das políticas de igualdade de gênero.

A conferência teve ainda a participação de autoridades locais, como a vereadora Leda Perini e o juiz da Vara Especializada no Combate à Violência contra a Mulher, Dr. Jossanner Nery Nogueira, além de representantes de movimentos sociais, como Franqueslane Ferreira de Lima, do Coletivo das Mulheres Negras e do Conselho da Igualdade Racial.

Com um público diversificado, a conferência demonstrou a força da luta das mulheres no Tocantins, com a colaboração ativa de diversos setores da sociedade para garantir a implementação de políticas públicas que atendam às demandas regionais. Gurupi se consolidou como um ponto estratégico para a construção de um futuro mais justo, com maior igualdade e direitos para todas as mulheres.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *