O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) iniciou a operação nacional “Abastecimento Seguro”, voltada à fiscalização de bombas de combustíveis em postos de todo o país. A ação, que segue até sexta-feira (19), tem como objetivo identificar irregularidades que prejudiquem o consumidor e comprometam a concorrência no setor.
A fiscalização ocorre simultaneamente em todos os estados, com apoio de forças policiais e de órgãos delegados do Inmetro. Além das bombas de combustíveis, também serão inspecionados dispensers de gás natural veicular (GNV), extintores de incêndio e a oferta do ARLA 32, aditivo usado para reduzir a emissão de poluentes em veículos a diesel.
Postos que apresentarem irregularidades estarão sujeitos a multas que variam de R$ 100 a R$ 1,5 milhão, além de outras sanções previstas em lei. Consumidores que desconfiarem de práticas irregulares podem registrar denúncia na Ouvidoria do Inmetro pelo telefone 0800 285 1818, disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, ou pelo site www.gov.br/inmetro/ouvidoria.