Uma nova unidade de produção de fertilizantes entrou em operação nesta quarta-feira (16) no município de Palmeirante, no norte do Tocantins. O empreendimento pertence à multinacional Mosaic Fertilizantes e está instalado ao lado da Ferrovia Norte-Sul, no Terminal Integrado de Palmeirante (TIPA).
Com investimento superior a R$ 400 milhões, a unidade deve gerar cerca de 200 empregos diretos e indiretos. A planta é a primeira da empresa no estado e terá capacidade inicial para produzir 500 mil toneladas de fertilizantes por ano, podendo dobrar esse número até 2028.
A instalação em Palmeirante faz parte da estratégia da companhia de ampliar sua presença na região conhecida como Matopiba — que abrange áreas do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia — e também no norte de Goiás e Vale do Araguaia. A expectativa da empresa é entregar cerca de 9,3 milhões de toneladas de fertilizantes entre 2025 e 2032, o que deve impactar na redução dos custos logísticos e no preço final dos insumos para produtores locais.
Além da produção, a estrutura do terminal ferroviário vai permitir o escoamento de produtos diretamente até o Porto de Itaqui, no Maranhão, com uma conexão que poderá reduzir a circulação de 27 mil caminhões por ano, segundo dados da empresa. Isso representa não apenas economia no transporte, mas também impacto ambiental positivo com a diminuição da emissão de poluentes.
A planta é a primeira da Mosaic a operar com sistema totalmente automatizado para ensaque de fertilizantes em Big Bags, o que aumenta a segurança e a eficiência no processo de embalagem. A chegada do empreendimento é vista como um novo fôlego para a economia local, especialmente para municípios pequenos como Palmeirante. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) apontam que o município teve, em maio, um dos maiores saldos de geração de empregos no estado — resultado atribuído diretamente à instalação da empresa na região.