Compartilhe

Operação da Polícia Federal investiga suspeitas de corrupção eleitoral nas eleições municipais de 2024 no Tocantins

A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (9), uma operação para apurar indícios de corrupção eleitoral relacionados à campanha para o cargo de vereador nas eleições municipais de 2024, no Tocantins. A ação recebeu o nome de Sufrágio Limpo e tem como foco a preservação da legalidade do processo democrático.

De acordo com a corporação, estão sendo cumpridos dois mandados de busca e apreensão em Palmas. As ordens judiciais foram expedidas pelo 2º Juízo das Garantias do Núcleo I, vinculado à 5ª Zona Eleitoral do estado. Os nomes das pessoas investigadas não foram divulgados, e não foi possível obter posicionamento das defesas até o momento.

Segundo a Polícia Federal, a operação tem como objetivos identificar todos os possíveis envolvidos nas práticas investigadas, reunir provas para o esclarecimento completo dos fatos e apurar eventual uso irregular de recursos durante o período eleitoral. Também está prevista a adoção de medidas que permitam a recuperação de valores que possam ter sido empregados de forma ilícita.

Os investigados poderão responder pelo crime de corrupção eleitoral, cuja pena pode chegar a quatro anos de reclusão, além de outras sanções previstas na legislação eleitoral. Em nota, a PF informou que o nome da operação faz referência ao princípio constitucional da soberania popular e à necessidade de garantir a lisura das eleições, assegurando que o eleitor exerça seu direito de escolha de forma livre e consciente. A investigação segue em andamento e novas informações poderão ser divulgadas conforme o avanço das diligências.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *