Compartilhe

Oportunidade: Segurança Pública abre inscrição para cursos de piloto de helicóptero

A Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP/TO), por meio da Superintendência de Segurança Integrada e da Escola Superior de Polícia (Espol), está com inscrições abertas para dois processos seletivos voltados à capacitação de servidores da Polícia Civil, para o Curso Prático de Piloto Privado de Helicóptero (PPH) e o Curso de Operador Aerotático (COA). A iniciativa visa fortalecer a atuação da instituição no enfrentamento ao crime organizado e no apoio às operações aéreas em todo o Estado.

As inscrições para o processo seletivo de Operador Aerotático estarão abertas até o dia 4 de agosto de 2025. Já para o Processo Seletivo de Piloto de Helicóptero, o período de inscrições será de 6 a 10 de outubro de 2025. As inscrições para ambos os processos seletivos devem ser realizadas exclusivamente pelo e-mail: acadepol@ssp.to.gov.br, mediante o envio da documentação exigida, em formato PDF, dentro dos prazos estabelecidos em cada edital. Os editais preveem a formação de cadastro classificatório e os candidatos serão convocados conforme a ordem de classificação, à medida que surgirem vagas.

O curso Prático de Piloto Privado de Helicóptero tem como objetivo formar um cadastro classificatório de servidores da Polícia Civil que já tenham sido aprovados no exame teórico da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), requisito para a obtenção da licença de Piloto Privado de Helicóptero, e que possuam Certificado Médico Aeronáutico (CMA) de 1ª classe válido. O processo seletivo será composto por análise documental e teste de condicionamento físico geral, incluindo provas de resistência abdominal, corrida de velocidade, corrida aeróbica, natação e flutuação vertical.

Já o curso de Operador Aerotático é destinado à formação de agentes que atuarão em operações aéreas. A capacitação exige dedicação exclusiva e pode demandar o deslocamento do aluno para outro estado da federação, por um período de até três meses. Durante a realização do curso, os participantes aprovados terão direito ao recebimento de diárias conforme as normas vigentes. O processo seletivo será composto por três etapas: análise documental, Teste de Aptidão Física (TAF) e Teste de Aptidão Técnica (TAT), este último envolvendo prova de tiro de precisão com arma de fogo. Os testes serão coordenados pela Escola Superior de Polícia, com o apoio do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER) e do Grupo de Operações Táticas Especiais (GOTE).

O diretor do Ciopaer, tenente-coronel Gustavo Bolentini, destaca a importância da participação dos servidores interessados. “Os treinamentos são estratégicos para o fortalecimento da atuação policial no Tocantins. Mais informações e detalhes sobre os critérios de seleção estão disponíveis nos editais”, pontua.

Editais

Os interessados podem consultar os editais dos cursos por meio do link a seguir, conforme publicados no Boletim Interno (BI) nº 708: https://intranet.ssp.to.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *