Compartilhe

PRF apreende 400 pássaros silvestres em condições de maus-tratos durante abordagem; veja

Uma ação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) resultou na apreensão de cerca de 400 pássaros silvestres da espécie canário-da-terra, nesta segunda-feira (22), durante fiscalização no posto da corporação em Araguaína-TO. As aves estavam sendo transportadas em condições precárias, com diversos animais espremidos em pequenos compartimentos de madeira, sem ventilação adequada, água ou alimento. (veja o vídeo abaixo). 

O veículo abordado seguia do estado do Pará com destino a São Paulo. No interior do carro, os policiais encontraram várias gaiolas escondidas no compartimento de carga. Nenhum dos dois ocupantes do veículo apresentou documentação legal que autorizasse o transporte dos animais, configurando crime ambiental.

Segundo a PRF, há indícios de que os pássaros tenham sido capturados recentemente em áreas de mata e estariam sendo levados para comercialização ilegal em feiras clandestinas. O caso está sendo tratado como possível tráfico internacional de animais silvestres, e os dois homens que estavam no carro foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Araguaína para os procedimentos legais.

As aves foram resgatadas e serão encaminhadas ao Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e ao Ibama, que vão avaliar as condições de saúde dos animais e, posteriormente, realizar a reabilitação e soltura em habitat adequado.O tráfico de animais silvestres é crime previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98), e a pena pode chegar a até 1 ano de detenção, além de multa. A PRF alerta que manter ou transportar animais da fauna silvestre sem autorização legal contribui para a perda da biodiversidade e maus-tratos às espécies.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *