Compartilhe

Submetralhadora de uso militar que teria RJ como destino é apreendida no Terminal Rodoviário de Araguaína; assista

Uma operação da Polícia Militar do Tocantins resultou na apreensão de uma submetralhadora de uso restrito e de alto poder de fogo, nesta sexta-feira (2), no terminal rodoviário de Araguaína, norte do estado. A arma estava escondida dentro de uma mala despachada no bagageiro de um ônibus interestadual. Um homem foi preso em flagrante e confessou que levaria o armamento até o estado do Rio de Janeiro.

A abordagem foi realizada com apoio do Grupo de Operações com Cães (GOC) da PM. O cão farejador Órus foi fundamental na localização da arma, ao sinalizar a presença de algo suspeito dentro de uma das malas durante a vistoria no compartimento de bagagens. Ao ser identificado, o dono da mala, que havia embarcado em Araguaína, inicialmente tentou negar envolvimento, mas acabou confessando o transporte.

Segundo informações repassadas pelos militares, o suspeito revelou que o armamento seria entregue inicialmente em Goiás e, posteriormente, levado até o Rio de Janeiro. A polícia acredita que a submetralhadora poderia ser entregue a facções criminosas atuantes em comunidades do estado fluminense. A arma apreendida é de calibre restrito, com capacidade de disparos automáticos, geralmente usada por forças armadas e grupos de segurança especializados. Trata-se de um equipamento com alto potencial destrutivo, capaz de efetuar dezenas de disparos por minuto, sendo comum seu uso em ações de confronto, invasão de territórios por grupos criminosos armados e guerras de facções em grandes centros urbanos.

“Esse tipo de armamento não é comum de ser encontrado em abordagens rotineiras. É uma arma de guerra, cujo uso é restrito a instituições de segurança. A apreensão representa um importante golpe no tráfico de armas e na logística das organizações criminosas”, destacou um dos policiais que participaram da ação. O suspeito foi conduzido à Central de Flagrantes da Polícia Civil, onde foi autuado por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, crime previsto na Lei do Desarmamento. A arma será periciada e o caso segue sob investigação, para identificar a origem do armamento e a organização criminosa envolvida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *