Compartilhe

Tocantins se despede do ex-governador Moisés Avelino; família confirma a morte após tratamento contra câncer

O Tocantins perdeu, neste sábado, 27, uma de suas figuras mais emblemáticas da política estadual. Faleceu aos 85 anos o ex-governador e ex-prefeito de Paraíso do Tocantins Moisés Avelino. A morte foi comunicada por familiares por meio das redes sociais. Até o momento, a causa não foi oficialmente informada.

Nos últimos dias, Moisés Avelino estava internado em um hospital particular de Palmas, onde permaneceu durante o mês de dezembro. Desde 2019, ele enfrentava um câncer nos ossos, condição de saúde que o levou a se afastar do último mandato como prefeito de Paraíso do Tocantins.

Natural do Piauí, Moisés Nogueira Avelino construiu no Tocantins uma longa trajetória na vida pública. Foi prefeito de Paraíso do Tocantins em diferentes períodos, deputado federal por dois mandatos e governador do Estado entre 1991 e 1994, sendo o segundo chefe do Executivo eleito após a criação do Tocantins. Sua gestão ocorreu em um período decisivo de estruturação administrativa e política do Estado.

Além da atuação em cargos eletivos, também exerceu funções de destaque em entidades representativas, como a presidência da Associação dos Municípios do Vale do Araguaia e Tocantins, entre 1985 e 1987, e da Cooperativa dos Produtores Rurais do Norte, a Coopernorte, entre 1987 e 1988.

Até a última atualização desta matéria, não havia informações oficiais sobre velório e sepultamento. A morte de Moisés Avelino marca o encerramento de uma trajetória política diretamente ligada à história e ao desenvolvimento institucional do Tocantins.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *